Informativo
Aula inaugural da setima turma do curso de especialização em futebol
Cerimônia marca início da sétima turma de especialização em futebol
Texto e foto de Verônica Valverde/Paulo Lobato
No último dia 5, foi realizada no auditório do Centreinar a cerimônia de abertura da sétima turma de especialização lato sensu em futebol do Departamento de Educação Física. Compuseram a mesa, além da Reitora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), prof.ª Nilda de Fátima Soares Ferreira representantes do Centro de Ciências Biológicas, organizadores e professores do curso e o palestrante convidado – o gerente de futebol do Coritiba Futebol Clube (CFC), Mário André Mazzuco (último a esquerda na foto) – clube que à época liderava o Campeonato Brasileiro de Futebol. Mário proferiu a aula inaugural com o tema “Inserção do profissional de educação física no futebol”.
Ao todo são 39 alunos de 11 estados do país. O curso teve início no mês de julho de 2013 e segue até julho de 2015, tendo aulas modulares de 5 a 28 do mês atual e novamente de 3 a 26 de janeiro de 2014.
Criado em 2004, o programa de pós-graduação lato sensu em futebol dá sequência a uma história iniciada na década de 1981, quando o professor Adalberto Rigueira publicou os primeiros livros técnicos sobre treinamento de futebol no Brasil. De lá para cá, o programa de especialização já lançou vídeo-cursos e, em 2008, a Revista Brasileira de Futebol. O curso de especialização conta com oito professores responsáveis por ministrar as disciplinas, além de muitos outros que têm participações não regulares.
De acordo com o responsável pela especialização em futebol, prof. Dr. Israel Teoldo da Costa, para as últimas duas turmas foi possível a presença de palestrantes de alto nível com renome internacional. O que o professor deseja a essa turma é que “eles possam ampliar seus conhecimentos e que o curso dê subsídios para que os alunos alcancem seus objetivos profissionais e pessoais”.
Em função de todo o know-how e de toda investigação realizada pela equipe do curso de especialização, ela tem se destacado na grande mídia brasileira, além de ter aproximadamente 50 alunos já formados que trabalham em grandes clubes do futebol nacional.